Nem mesmo o cupcake mais lindo resiste à falta de experiênciano
varejo. Após sete anos no ramo, os sócios da Cupcake & Co decidiram
abrir seu primeiro ponto de vendas no ano passado: um quiosque no
Butantã, zona Oeste de São Paulo.
A loja-piloto foi um fracasso, conta o sócio-diretor Fábio Nogueira. "Erramos tudo, mas aprendemos e consertamos."
Veja o que os donos da marca podem ensinar:
1) Em vez de contratar um arquiteto para projetar o quiosque, a empresa
decidiu economizar e comprou um quiosque antes usado para venda de
brinquedos. “Não tinha apelo visual nenhum”, conta Nogueira. Ele acabou
aprendendo que doces precisam ficar expostos na altura dos olhos do
clientes, e que guardar doces perto do chão não “pega bem”.
2) Os donos também não tinham se dado conta de que seu público-alvo
eram as mulheres, responsáveis por 80% das compras de doces. Como as
vendedoras não interagiam com essa cliente em potencial, as mulheres
olhavam a vitrine e iam embora. “Agora, quando uma mulher se aproxima, a
vendedora cumprimenta e começa a conversar, falar sobre o produto, o
preço, os benefícios.”
3) Nogueira também aprendeu, na prática, que na hora de trabalhar o
preço é preciso derrubar o valor paulatinamente, e não de uma única vez.
“Se você derrubar o preço de R$ 9 para R$ 5, o cliente vai achar que
caiu a qualidade.”
4) O acondicionamento do produto –para abastecer a loja ou para guardar
o cupcake de um dia para o outro-- é um fator determinante para
garantir a qualidade e evitar perdas. “Nossa primeira embalagem não era
vedada; o doce transpirava e ficava ressecado. Tínhamos uma perda de 40%
a 50%”, conta o sócio da Cupcake & Co. “Hoje usamos embalagens de
plástico, mais adequadas, e a perda caiu para 5%.”
5) Finalmente, Nogueira lembra que, na hora de abrir um negócio, é
preciso considerar questões de ordem prática e burocrática. “Eu não
sabia, por exemplo, que demoraria 30 dias para conseguir instalar uma
linha telefônica e que, sem ela, eu não poderia ter máquina de cartões”,
conta o sócio da Cupcake & Co.
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